Cerest realiza Fórum e discute saúde do trabalhador rural exposto a agrotóxicos
O Cerest/PP-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional de Presidente Prudente - SP, realiza hoje e amanhã (02 e 03/02), no auditório do Sest/Senat, o Fórum de discussão e avaliação da saúde do trabalhador rural na região de Presidente Prudente.
O Fórum tem como objetivos: disseminar os conhecimentos sobre as implicações na saúde dos trabalhadores rurais expostos aos efeitos dos agrotóxicos na região e expor relatos de experiências e desafios do cotidiano de trabalho desde a implantação do Cerest.
Compuseram a mesa oficial de abertura dos trabalhos, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, o líder sindical Paulo de Oliveira,o diretor regional de Saúde, Jorge Chihara, o coordenador nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Mesquita Huet Machado, a coordenadora estadual de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde, Simone Alves dos Santos, o procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Cristiano Lourenço Rodrigues, o diretor regional do Sest Senat, Bolívar Lopes, a coordenadora do Cerest/PP, Maria Aparecida Rodrigues, presidente do Conselho Municipal da Saúde, Valdinei Wanderley da Silva.
O público alvo da ação é formado por profissionais da rede de serviços de saúde SUS, profissionais que atuam nos Cerest regionais e/ou estaduais, estudantes da área de saúde, profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador e/ou saúde ocupacional.
Durante a manhã e a tarde de hoje, mesas discutiram vários assuntos dentro do universo dos danos dos agrotóxicos ao meio ambiente e à Saúde do Trabalhador.
Amanhã (03/02), haverá trabalho de campo nos assentamentos nos municípios de abrangência do Cerest/PP, onde serão realizadas conversas com trabalhadores e produtores rurais de três assentamentos no Pontal do Paranapanema.